O ministro do Turismo reafirmou, em Estugarda, Alemanha, o compromisso de Angola em dar um novo posicionamento ao sector, com base numa organização orientada por critérios de qualidade, sustentabilidade e competitividade.
Márcio Lopes proferiu estas declarações quando discursava, no sábado, na cerimónia oficial de abertura da Feira de Turismo CTM Stuttgard 2026, a decorrer de 17 a 25 deste mês naquela cidade alemã, em que expressou oseu “grande entusiasmo” pela calorosa recepção do público alemão.
Citado por uma fonte do Jornal de Angola, o ministro refere que “a visão estratégica para a participação de Angola nesta importante feira é norteada pela apresentação e venda de tours especialmente desenhados para o perfil de turistas da região DACH, ávidos por conhecer e explorar este novo destino em África”.
O ministro sublinha que Angola está presente nesta edição como “país anfitrião”, numa altura que marca o regresso do país aos grandes palcos do turismo internacional, após um interregno de quase 10 anos.
“Angola chega a Estugarda depois de uma profunda reorganização do sector do Turismo, orientada por critérios de qualidade, sustentabilidade e competitividade. O Executivo angolano compreendeu que o turismo moderno exige planeamento, padrões claros e uma administração pública capaz de responder com eficiência às exigências do mercado internacional”, declarou Márcio Daniel.
No que diz respeito à assinatura da marca “Visit Angola – The Rythm of life”, a cerimónia de abertura serviu, igualmente, para uma demonstração do melhor da cultura nacional, através da música, dança e uma performance do grupo Fenómenos do Semba, que mereceu muitos aplausos.
“A CMT Stuttgard decorre de 17 a 25 de Janeiro, sendo uma das maiores feiras regionais, onde Angola consolida efectivamente a sua posição num mercado onde só no ano de 2024 as reservas de viagens atingiram 3,3 mil milhões de euros”, sublinhou o ministro.
Márcio Daniel destacou que “a presença de Angola na CMT visa, assim, integrar o destino directamente aos catálogos locais, bem como a decisão e reserva de viagens dos consumidores para 2026 e 2027, tendo impacto imediato no aumento das chegadas internacionais ao país”.
Angola atrai mais de 3.000 turistas
O primeiro dia de participação de Angola na CMT Estugarda, uma das maiores feiras de turismo da Alemanha, foi um verdadeiro sucesso, com mais de três mil visitantes a passarem pelo stand do país.
Segundo Ana Kleber, representante do grupo Kleber, empresa de consultoria especializada em viagens de luxo e parceira do Governo angolano para a promoção do turismo no mercado alemão, mais de mil pessoas demonstraram interesse em conhecer as ofertas turísticas de Angola.
Entre os destinos destacados, figuram o Miradouro da Lua, as Pedras Negras de Pungo Andongo, as Quedas de Tundavala e a Fenda da Tundavala, que são apenas alguns dos atractivos naturais do país.
“As pessoas estiveram aqui com muito interesse, perguntando sobre os pontos turísticos, o clima, o estado das estradas e a segurança em Angola, factores essenciais para quem planeia viajar e investir no país”, afirmou Ana Kleber em declarações à Rádio Nacional de Angola.
O stand recebeu, também, visitas de turistas em potenciais interessados em explorar o país e suas belezas naturais. O Brasil está, também, na feira por meio da Agência de Turismo Gateway Brasil, representada por Gisele Beator.
