O sistema de abastecimento de água potável, que está a ser construído, no município do Waku Kungo, província do Cuanza-Sul, pode alcançar mais de 180 mil habitantes numa primeira fase.
A previsão é apontada pelo Ministério da Energia e Águas, através de uma nota, enviada ao JA Online, que projecta, igualmente, o alcance de cerca de 7.081 ligações domiciliárias, 12.470 ligações por torneira de quintal e a instalação de 77 chafarizes comunitários.
Com este empreendimento, o MINEA antecipa a melhoria das condições de vida da população, ó contributo para o reforço da saúde pública e a promoção do desenvolvimento socioeconómico local.
Do ponto de vista técnico, comunica, ainda, que a referida proposta contempla a reabilitação da captação de água no Rio Keve, incluindo a instalação de uma estação elevatória com capacidade para um caudal de 800 metros cúbicos por hora e uma altura manométrica de 170 metros de coluna de água (m.c.a.), bem como a construção de um reservatório apoiado em betão armado, com capacidade útil de armazenamento de 1.500 metros cúbicos, além da execução de uma conduta adutora de água tratada com cerca de 7 quilómetros de extensão e a construção de uma rede de distribuição superior a 100 quilómetros.
As obras tiveram início em Setembro de 2024 e apresentam um prazo de conclusão estimado de 30 meses, até o término e a entrada em funcionamento do novo sistema de abastecimento de água.
