
A 11.ª edição da Feira da Banana, realizada de 4 a 6 de Julho na província do Bengo, ficou marcada pela movimentação de um volume total de negócios na ordem dos 159,4 milhões de kwanzas.
As estatísticas permitem aferir um resultado superior em relação à edição passada, em que os negócios se fixaram na soma líquida de 120,2 milhões de kwanzas.
Sob o lema “A Banana na Vanguarda do Desenvolvimento da Produção Agrícola no Bengo”, o evento reuniu no Panguila mais de 387 expositores e movimentou cerca de 580 toneladas de produtos, entre os quais, além da banana, se destacaram a mandioca, batata doce, bombó, inhame, abóbora, frutas cítricas e tropicais, hortícolas, cana-de-açúcar e peixe.
Durante a cerimónia de encerramento, a governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, exteriorizou, em nome das autoridades locais, a convicção de que o certame foi coroado de êxito, a avaliar pelos números que, na sua óptica, “evidenciam o crescimento” da produção agrícola na província.
“O Bengo está no bom caminho no processo de revitalização do sector Agrícola. Apelamos aos nossos agricultores a aumentarem as áreas de Produção, de modo a garantirmos a auto-suficiência e a segurança alimentar.”
A governadora enalteceu o esforço e resiliência dos produtores, mesmo perante desafios, tais como as inundações, e aproveitou para expressar a gratidão pelo empenho demonstrado ao longo da feira.
O evento contou com a participação de representantes dos 12 municípios do Bengo, bem como das províncias do Uíge e Icolo e Bengo, ao passo que as províncias do Zaire, Luanda e Cuanza-Norte estiveram ausentes nesta última edição.