
Angola e Nigéria assinaram, quinta-feira, Luanda, mais três instrumentos jurídicos, para o reforço da amizade e de cooperação entre os dois países.
Segundo o MIREX, trata-se do Memorando de Entendimento sobre Cooperação e Intercâmbio Cultural, assinados pelo secretário de Estado para Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Vieira Lopes, e a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Assuntos Bilaterais da Nigéria.
Este Memorando de Entendimento tem como objectivo incentivar a cooperação entre as Partes por meio da utilização de instituições públicas e culturais de ambos os países, por forma a consciencializar o desenvolvimento de actividades capazes de contribuir para o aprimoramento do conhecimento mútuo de suas culturas e práticas artísticas.
Acordo de Geminação entre o Governo da Província do Namibe, na República de Angola, e o Governo do Estado de Bayelsa, na República Federal da Nigéria, relativa a Cooperação para o Desenvolvimento Sócio-Económico e Cultural.
Este instrumento jurídico foi assinado por Augusto Archer de Sousa Mangueira, governador Provincial do Namibe, República de Angola, e pelo Senador Douye Diri, governador Executivo do Estado de Bayelsa, República Federal da Nigéria.
O Acordo de Geminação visa reforçar as relações de amizade e cooperação entre a província do Namibe e o Estado de Bayelsa, bem como o desenvolvimento social, económico e cultural de ambas as Partes.
Por último, foi assinado ainda o Memorando de Entendimento entre o Serviço de Investigação Criminal da República de Angola e a Agência Nacional de Combate às Drogas da República Federal da Nigéria sobre a Cooperação na Luta Contra a Produção, Fabrico e o Tráfico de Estupefacientes, Substâncias Psicológicas e Seus Percursores.