
Um grupo composto por 18 enfermeiros, provenientes das províncias da Lunda-Sul, Cabinda, Cuando, Cubango, Huambo, Bié, Benguela e Bengo, viajam para o Brasil, no âmbito de estágios curriculares.
Este primeiro grupo, explica uma nota de imprensa enviado ao JA Online, integra um contingente total de 50 profissionais de enfermagem, que serão enviados, faseadamente, para estágios curriculares de rotação externa na “terra do samba e do futebol”.
A componente de estágio será realizada em instituições académicas e hospitalares de renome internacional, incluindo: Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Hospital São Paulo( Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Centro de Referência DST/HIV/SIDA.
“Estes centros são reconhecidos pela excelência científica e prática na abordagem a doenças infecciosas, constituindo-se como parceiros estratégicos do Governo de Angola neste processo de capacitação técnica”, destaca a nota.
A cerimónia oficial de acolhimento e despedida do primeiro grupo de enfermeiros especialistas em Infecciologia, no âmbito do Programa Nacional de Formação de Recursos Humanos em Saúde, coordenado pela Unidade de Implementação do Projecto (UIP), sob tutela do Ministério da Saúde (MINSA), realizou-se, na terça-feira, em Luanda.
A sessão decorreu nas futuras instalações do Ministério da Saúde, num momento marcado por emoção, sentido de missão e elevada carga simbólica.
Marco na Saúde
A nota realça que este marco representa o compromisso contínuo do Executivo angolano com o reforço do capital humano, a melhoria da qualidade dos cuidados prestados e a construção de um sistema nacional de saúde mais robusto e resiliente.
Na sua intervenção, o coordenador da UIP, Job Monteiro, adiantou os desafios e metas do projecto para assegurar a visão do Ministério da Saúde e o cumprimento de todas as componentes estruturantes do programa.