A comunidade angolana residente na Austrália assinalou, quarta-feira, pela primeira vez, o Dia do Início da Luta Armada em Angola, celebrado a 4 de Fevereiro.
A data foi marcada com a realização de uma Conferência Académica sob o lema central para as comemorações do 4 de Fevereiro no ano de 2026, “Preservando os valores da Pátria, honremos os nossos heróis”, avança uma nota enviada ao JA Online.
O evento, que teve lugar no Instituto Autraliano de Relações Internacionais Western Australia, contou com o professor angolano, João Manuel Canoquena, residente desde 1993, na Comunidade da Austrália, como orador principal.
O certame motivou, ainda, as intervenções do embaixador de Angola naquele país, António Luvualu , do presidente do Instituto Australiano de Relações Internacionais Western Australia, Brendan Augustin, e da embaixadora Australiana, Sue Boyd, antiga Chefe de Missão Diplomática em vários países, e que na década de 1970, trabalhou na Embaixada da Austrália em Portugal, tendo passado por Angola e Moçambique em 1974, vivenciado momentos históricos, na transição para as independências dos dois países.
Além de dissertar sobre o processo de luta pela independência nacional, da transição do período colonial até o país independente conhecido actualmente pelo mundo, o professor convidou o empresariado australiano a investir em Angola.
Apresentou as potencialidades que podem ser de muito valor, para os empresários australianos, particularmente os da região de Western Australia, especializados nos sectores da Mineração, Petróleo e gás, Agricultura, Pescas, Turismo, Energias renováveis, e outros ramos de interesse.
Por sua vez, António Luvualu exortou os cidadãos angolanos presentes no evento a manterem vivos os ideais do 4 de Fevereiro de 1961, assentes no nacionalismo e no patriotismo, conclui o documento.
