
O gestor de Estratégia Digital e Inovação do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), Usiel Gonçalves, assegurou, segunda-feira, em Luanda, que o Governo está a dar passos firmes na modernização da Administração Pública, com a implementação da Agenda de Transição Digital.
O especialista, ao discursar sobre o Programa de Modernização do Estado no I Fórum Nacional de Inteligência Artificial (FNIA25), disse que a iniciativa integra mais de 60 projectos que visam tornar os serviços públicos mais eficientes, acessíveis e centrados no cidadão.
De acordo com o especialista, o referido programa assenta numa visão estratégica clara, estruturada em seis orientações fundamentais com vista a reposicionar e reestruturar a relação do Estado com o cidadão.
Entre os objectivos, destacou a reorganização da máquina administrativa, simplificar e desburocratizar processos, tornar os serviços públicos mais acessíveis, integrar soluções tecnológicas e garantir a segurança da informação.
“Estamos a construir uma Administração Pública mais moderna, baseada em processos digitais, com foco na eficiência, transparência e valorização do capital humano”, destacou Usiel Gonçalves, durante a sessão de apresentação da agenda.