
O governador provincial do Cuanza-Norte, João Diogo Gaspar, apelou, esta segunda-feira, na cidade de Ndalatando, mecanismos que facilitem o acesso ao crédito bancário dos projectos que os empresários locais apresentam à banca.
O governante falava à imprensa, no final de um encontro com o presidente do Conselho de Administração do Fundo de Garantia, Luzayadio Simba, no quadro de uma visita de constatação de dois dias a alguns projectos agro-industriais instalados no Cuanza-Norte.
João Diogo Gaspar destacou que a província quer facilidades ao microcrédito, para que as famílias possam desenvolver os seus negócios.
Por sua vez, o gestor do Fundo de Garantia de Crédito, Luzayadio Simba, prometeu melhorar as acções com vista a reduzir a burocracia, tendo destacado que a nível da província um total de 59 projectos receberam apoio da instituição, num funcionamento de 29 mil milhões de kwanzas, sendo 20 mil milhões com garantias públicas.
Dados indicam que a província do Cuanza-Norte prevê colher mais 800 mil toneladas de produtos diversos este ano agrícola, com destaque para o milho, feijão e café, com vista a garantir a segurança alimentar.