A Administração Municipal da Samba prepara um novo ciclo de investimentos em infra-estruturas com prioridade na melhoria da mobilidade, ordenamento urbano e qualidade de vida da população.
A informação foi avançada, hoje, em Luanda, pela administradora local, Loide de Faria, durante o encontro de cumprimentos de fim-de-ano com funcionários, entidades administrativas e representantes da sociedade civil.
No balanço do ano, sublinhou que a Samba registou avanços assinaláveis marcados pelo arranque de projectos considerados estruturantes dos quais a requalificação do Mercado da Mabunda e a colocação da primeira pedra da Marginal da Corimba.
Explicou, igualmente, que estas intervenções buscam dinamizar a economia, melhorar as condições de trabalho dos operadores comerciais e fortalecer a atratividade urbana da circunscrição.
Para 2026, Loide de Faria anunciou, também, que estão previstas novas acções no domínio das infra-estruturas com destaque para a requalificação das principais vias do município, no quadro do esforço de melhoria da mobilidade rodoviária e da circulação de pessoas e bens.
“O objectivo é garantir um município mais organizado, funcional e preparado para responder às necessidades da população”, completou.
A administradora municipal destacou, ainda, programas de impacto directo na vida dos munícipes, como o Programa de Reordenamento do Comércio (PRC) para disciplinar a actividade comercial informal, e o Programa de Arborização de Luanda (PAL), orientado para a valorização ambiental e criação de espaços urbanos mais sustentáveis.
Estas iniciativas enquadram-se numa estratégia mais ampla de governação de proximidade e desenvolvimento inclusivo.
Por fim, apelou à continuidade do espírito de união e colaboração entre a administração local e os cidadãos considerando que a participação activa das comunidades é determinante para o sucesso das políticas públicas a nível municipal.
