
O Petro de Luanda entra esta noite, às 18h00, no Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela, com a oportunidade de revalidar o título nacional sénior masculino de basquetebol, caso vença o 1.º de Agosto no quarto jogo do play-off da final do Unitel Basket.
Com a série favorável por 3-1, os tricolores estão a apenas a uma vitória de conquistar o troféu da 47.ª e podem abrir o champanhe na comemoração do hexacampeonato e igualar o feito do arqui-rival no maior número de conquistas consecutivas.
O cenário actual favorece claramente o conjunto orientado por Sergio Moreno, que tem mostrado maior consistência táctica e profundidade de plantel ao longo da final.
Após a vitória no terceiro jogo, por 90-69, margens que evidenciaram o domínio ofensivo e defensivo da equipa, o Petro surge motivado, com a ambição de fechar hoje a série e evitar o prolongamento da disputa. Do lado do 1.º de Agosto, o objectivo é claro: vencer para adiar a decisão e forçar o quinto jogo.
Os militares, comandados por Lazare Adingono, terão de apresentar uma exibição acima da média, assente numa defesa mais sólida e numa maior eficácia nos lançamentos, especialmente a longa distância, sector onde têm falhado em momentos decisivos.
Além da inspiração de jogadores como Milton Valente, Marcelo João e Valdemar Avelino, os militares vão precisar de encontrar planos alternativos para a defesa dos campeões nacionais e africanos.