
Cerca de 150 startups nacionais e estrangeiras já confirmaram presença na edição 2025 do Fórum Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação de Angola (ANGOTIC), revelou, terça-feira, em Luanda o porta-voz do evento.
João Demba, que falava à imprensa à margem da fase preparatória do evento, referiu que este número representa um crescimento significativo em relação à edição anterior, quando o fórum acolheu menos iniciativas do género.
“A maioria das startups actua em Luanda, mas este ano teremos presença marcante de jovens empreendedores provenientes das províncias do Namibe, Huíla, Cabinda, Uíge, Bié e Cuanza-Norte”, salientou.
Além das startups, anunciou que o evento, que arranca amanhã, vai contar com mais de 100 empresas expositoras e cerca de 10 patrocinadores, que embora não estejam a expor vão estar associados ao Fórum com a presença institucional das suas marcas, onde um dos destaques será a Google, multinacional de tecnologia que marca presença com stand próprio nesta edição.
Presença internacional
No que toca à dimensão internacional, João Demba revelou que o ANGOTIC vai contar com a participação de diversos países, com destaque para a Namíbia, que enviará representantes governamentais, ministros e secretários de Estado ligados ao sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
“Estes participarão num painel político dedicado ao debate sobre os grandes desafios e perspectivas do sector”, acrescentou, sublinhando que esta edição reforçará a componente política e estratégica do Fórum com entidades internacionais ligadas ao sector.
João Demba realçou, igualmente, que o evento vai contar com prelectores e convidados de várias nacionalidades, onde promete ser um verdadeiro palco de diálogo global sobre o futuro das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).