
Angola e Namíbia estabeleceram, ontem, em Luanda, o acordo de cooperação para a melhoria das infra-estruturas rodoviárias dos dois países.
Nos acordos estabelecidos, a Namíbia vai ajudar Angola nos programas de estradas de terra, usando estabilizador de solo, que dá maior durabilidade ao asfalto.
O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto Gregório dos Santos, que manteve, ontem, em Luanda, um encontro de trabalho com o seu homólogo namibiano, John Mutorwa, reconheceu que, no domínio das estradas em África, a Namíbia ocupa os lugares cimeiros.
Para o governante, neste domínio, Angola e a Namíbia trocaram várias ideias para que equipas técnicas possam trabalhar com o objectivo de se melhorar o estado de manutenção e conservação das estradas dos dois países.
Segundo o ministro, a Namíbia mostrou satisfação pelo facto de Angola ter aprovado o Programa Nacional de Portagens e Pesagens, como elementos centrais que concorrem para a conservação e manutenção das estradas, bem como do Acordo para a Construção da Primeira Auto-estrada, que liga o Sul da Namíbia, Norte de Angola e a RDC.
Quanto às pontes, o ministro afirmou que existem três pontos binacionais, que ligam Angola e a Namíbia, nomeadamente a ponte do Cuangar, Calai e Dirico. A República da Namíbia enviará, nas próximas semanas, a equipa técnica visitar esses espaços e definir os passos seguintes. Durante o encontro ficou acordado a angariação de um financiamento conjunto, que passa pelo Fundo de Desenvolvimento da SADC.