O ministro das Relações Exteriores, Téte António, reiterou, esta quarta-feira, o compromisso com a valorização dos diplomatas, promovendo a formação, o mérito e a modernização da acção externa, para que Angola continue a ser um parceiro respeitado e influente nos foros regionais e internacionais.
Numa mensagem de felicitações por ocasião do Dia do Diplomata, que se assinala hoje, Téte António reconheceu o trabalho de todos os diplomatas no país e nas missões no exterior, pela dedicação, profissionalismo e espírito de serviço público.
“Nesta data simbólica, rendo a devida homenagem a todos os diplomatas angolanos, em especial aos que já não se encontram entre nós, mas que deixaram um legado de patriotismo, competência e dedicação à causa nacional”, escreveu o ministro.
Na mensagem, o ministro reiterou, também, o empenho do Executivo em fortalecer a política externa nacional, valorizando os quadros diplomáticos, modernizando os instrumentos de acção externa e promover uma diplomacia cada vez mais activa, inovadora e voltada para os desafios do mundo contemporâneo.
Segundo o ministro, a diplomacia angolana tem desempenhado um papel determinante na consolidação da paz, da estabilidade e do desenvolvimento, afirmando Angola como um parceiro credível e comprometido com o multilateralismo, a cooperação e o diálogo entre as nações.
“Saúdo igualmente os jovens profissionais que abraçam esta carreira com entusiasmo e espírito de serviço, conscientes dos desafios que o mundo contemporâneo nos impõe”
