
A sede da Associação Africana de Produtores de Diamantes (ADPA) foi inaugurada, esta quinta-feira, em Luanda, pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, e o homólogo do Zimbabwe, Winston Chitando.
Segundo Diamantino Azevedo, a entrega da sede da ADPA é o cumprimento integral do compromisso assumido pelo Governo angolano de providenciar instalações adequadas para a associação.
“Hoje procedemos a entrega formal da sede da ADPA que derivaram de esforços conjuntos desenvolvidos por três ministérios angolanos aqui representados pelos seus titulares, designadamente o Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério das Finanças, a quem aproveito expressar os mais sinceros agradecimentos pelo profundo engajamento”, enfatizou.
O titular da pasta do MIREMPET acrescentou que o processo de reforma implementado na ADPA, a partir de Julho de 2019, preconizava a revisão do funcionamento, o asseguramento de maior engajamento dos Estados-Membros no sistema de pagamento das quotas financeiras anuais, o asseguramento da filiação do Botswana à instituição e a melhoria das condições de trabalho dos funcionários.
Por sua vez, o homólogo do Zimbabwe, Winston Chitando, agradeceu o Governo de Angola por ter disponibilizado à Associação as instalações para operar.
Já a secretária de Estado para o Orçamento, Juciene de Sousa, sublinhou que o Executivo honrou regularmente com os compromissos para o pagamento das cotas financeiras do país junto desta instituição.
A sede da ADPA está localizada, no 12.° andar do edifício CIF Luanda 2, na Avenida do 1.º Congresso do MPLA, município da Ingombota.
São membros desta organização: Angola, Camarões, República do Congo, República Democrática do Congo (RDC), República da Guiné, Namíbia, Africa do Sul, Tanzânia, Togo, República Centro-Africana, Mali, Zimbabwe, Argélia, Mauritânia, Serra Leoa, Libéria, Côte d’Ivoire, Ghana e Gabão.