
As potencialidades do projecto ferroviário angolano no Corredor do Lobito estarão, amanhã, em Roma, capital da Itália, no centro de uma reunião de alto nível, promovida pelo Governo italiano e a Comissão Europeia.
O mediático evento assinala a apresentação do projecto denominado “O Plano Mattei para África e o Portal Global: Um esforço comum com o Continente Africano”, co-presidido pela Primeira-Ministra da Itália, Giorgia Meloni, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
A reunião de alto nível vai contar com a participação de 14 países africanos, nomeadamente, Argélia, Angola, Congo Brazzaville, Côte d’Ivoire, Egipto, Etiópia, Ghana, Quénia, Mauritânia, Marrocos, Moçambique, Senegal, Tanzânia e Tunísia.
O encontro serve de confirmação do interesse do Estado italiano nas valências e no potencial do mega projecto que representa o Corredor do Lobito, que permite alterar profundamente a paisagem económica no Sul de Angola, com a ligação ferroviária a partir do Atlântico até a fronteira Leste, estendendo-se a ligação por países vizinhos, como a República Democrática do Congo, Zâmbia e a Tanzânia.
De igual modo, a reunião evidencia o interesse da União Europeia pelo envolvimento a um nível tão elevado do bloco regional de Ursula von der Leyen.